Como remover Nódoas em Tecidos
As nódoas ocorrem quando menos esperamos e têm a capacidade de arruinar um dia. Ou tinham! Embora tente evitá-las, as nódoas não deixam de acontecer, mas não têm de ser um pesadelo nem difíceis de remover. Com o detergente Persil certo, pode eliminar nódoas em qualquer tipo de tecido.
Informação Geral de Nódoas em Tecidos
Durante a sua vida, certamente terá de lidar com vários tipos de nódoas. Diferentes tipos de nódoas podem estragar e alterar o aspeto das calças, camisas, blusas e blusões, entre os quais as nódoas de desodorizante, manchas de suor e na zona das axilas, humidade e bolor, sangue e nódoas de gordura e óleo. Para eliminar completamente uma nódoa é fundamental saber de que tipo de nódoa se trata.
Remover Nódoas de Pele
Os blusões, calças e casacos de pele requerem apenas uma boa lavagem anual. Mas, se acidentalmente deixar cair guacamole nesta peça de pele, vai querer limpá-la rapidamente. No caso da pele, o tratamento localizado da nódoa é a melhor opção. Dependendo da nódoa, tente remover o máximo de líquido e matéria sólida possível. Misture o detergente Persil com água morna e aplique na nódoa. Enxague com um pano húmido. De seguida aplique um produto para cuidado de pele na área da nódoa, para garantir a suavidade e flexibilidade características da pele.
Remover Nódoas em Poliéster
Quando lavar roupa de poliéster, use apenas o detergente Persil para fazer o pré-tratamento e tirar nódoas. A lixívia e outras soluções caseiras podem danificar o tecido e serem mais prejudiciais do que benéficas.
Remover Nódoas em Seda
A seda é um tecido delicado que pode ser lavado à mão ou enviado para limpeza profissional. No caso de nódoas, faça o tratamento localizado com Persil Universal Gel, eficaz no tratamento de diferentes tipos de nódoas, sem danificar os tecidos.
Remover Nódoas em Camurça
A camurça é um tipo de pele, com fibras polidas e levantadas. Quando a camurça fica manchada, o toque aveludado do tecido pode ser danificado. Em muitos casos, terá de enviar a peça de roupa ou da casa em camurça a um profissional, para eliminar a nódoa e restaurar a camurça. No entanto, se pretender remover a nódoa sem recorrer a um profissional, em primeiro lugar deve absorver o máximo de humidade possível com um pano limpo. De seguida, deve aplicar uma pequena quantidade de detergente e água na área afetada pela nódoa. Enxague com um pano húmido e depois absorva a humidade. Seque ao ar e depois verifique se ainda há nódoas. Para restaurar a superfície do tecido, use uma escova de camurça depois de ter eliminado a nódoa.
Remover Nódoas em Algodão
O algodão é um tipo de tecido resistente. No entanto, a natureza respirável deste tecido torna-o vulnerável a manchas de suor e na região das axilas. Na maior parte dos casos, o pré-tratamento com detergente Persil e a lavagem a altas temperaturas normalmente eliminam estas nódoas.
Remover Nódoas em Linho
O linho é um tecido respirável como o algodão, ideal para usar no verão. A natureza porosa deste tecido, significa que as nódoas penetram mais facilmente do que noutros tecidos. Para remover as nódoas, terá de dedicar tempo extra para fazer o pré-tratamento. O detergente Persil poderá precisar de atuar até uma hora, para penetrar no tecido. Não se esqueça de verificar sempre a etiqueta de instruções de lavagem da peça, para lavá-la à temperatura adequada.
Remover Nódoas em Lã
A lã é um material delicado, tal como a seda, que facilmente se danifica na máquina de lavar roupa. Por conseguinte, é importante verificar a etiqueta da peça, para confirmar se a peça de lã deve ser lavada à mão ou se deverá ser enviada para um profissional para remover uma nódoa. Para eliminar uma nódoa em lã, deve agir o mais rápido possível. Absorva a área afetada com água e detergente Persil para evitar que a nódoa se instale nas fibras de lã definitivamente.
Remover Nódoas Noutros Tecidos
Seja qual for o tipo de tecido, verifique sempre a etiqueta de instruções de lavagem da peça, para confirmar se pode ser lavada na máquina e a que temperatura. Alguns materiais como a caxemira, seda, georgette, chiffon, rayon e viscose, são sensíveis e devem ser lavados à mão.
Os materiais sintéticos, como o plástico, acetato, nylon e spandex resistem às nódoas à base de água e são suficientemente resistentes para serem lavados na máquina. Isto significa que pode eliminar nódoas rapidamente e sem grande esforço, se agir rapidamente. A microfibra pode ser lavada na máquina ou à mão, para remover nódoas, mas não deve ser lavada em conjunto com nenhum outro tipo de tecido.
Tirar Nódoas Especiais em Tecidos
Nódoas líquidas: Vinho, café e chá, água, tinta de caneta e esferográfica e sangue
- Passe um pano sobre a nódoa e remova a maior quantidade de líquido possível
- Vire a peça com a nódoa do avesso e passe a peça por água fria corrente
- Aplique detergente Persil
- Lave e enxague
Matérias sólidas e semi-sólidas: vegetais, fruta, mostarda, ketchup e molhos, vomitado, gordura e óleo
- Use uma colher para raspar o máximo possível da nódoa
- Absorva o excesso com um pano branco e limpo, para retirar o líquido restante
- Aplique detergente Persil
- Lave e enxague
Nódoas com pó e que se entranham: Curcuma,humidade e bolor, maquilhagem
- Remova o pó com uma escova (talvez seja melhor fazer isto no exterior,para evitar mais nódoas no interior)
- Aplique detergente Persil
- Lave e enxague
Condições Especiais para Nódoas em Tecido: Como remover Nódoas Secas
Verá que as nódoas antigas e secas são muito mais difíceis de tirar do que as nódoas recentes. Se houver matéria sólida, em primeiro lugar, raspe-a da nódoa com uma colher. Depois coloque a peça numa mistura de detergente Persil e água morna. Deixe demolhar durante algumas horas ou mesmo durante a noite, antes de lavar.
Remover Nódoas em Tecido: Passo a Passo
- Escolha um detergente Persil que funcione com o tipo de tecido e cor em questão
- Faça o pré-tratamento da nódoa e no caso de nódoas secas e difíceis, ponha de molho, se necessário.
- Lave o tecido na máquina ou à mão
- Depois da lavagem, verifique se a nódoa desapareceu
Escolha um Detergente Persil
Quando escolher o detergente, deve ter em conta o tipo de tecido e cor, bem como as instruções da etiqueta da peça. Use:
- Persil Color ou Persil Color Gel para roupa de cor
- Persil Sabão Azul & Branco ou Persil Universal Gel para roupa branca. Experimente também a gama de Lavanda e Ação Higiénica.
Faça o Pré-Tratamento da Nódoa
Remova o excesso de matéria sólida, raspando com uma colher ou faca pouco afiada. Absorva o excesso de líquido com papel de cozinha ou com um pano limpo. Vire a peça com a nódoa do avesso e passe por água fria corrente. Aplique o detergente Persil na parte da frente da nódoa, esfregando suavemente para penetrar. Deixe atuar durante alguns minutos e depois enxague.
Lave e Enxague
Lave a peça à temperatura mais alta possível, em função da segurança do tecido. Encontrará estas instruções na etiqueta da peça. Use o mesmo detergente Persil para o ciclo de lavagem.
Verifique a Nódoa
Depois de a peça ter sido lavada, verifique se a nódoa desapareceu. Se não tiver desaparecido, repita os passos de pré-tratamento e lavagem.
Tirar nódoas difíceis? O tipo de tecido determinará os passos a seguir para remover a nódoa, mas o detergente Persil certo pode contribuir para remover quase todas as nódoas em qualquer tipo de tecido.