Mergulhe na história de Persil
Em 1907, os químicos da Henkel revolucionam o processo de lavagem da roupa. Combinam silicato de sódio com perborato de sódio, que libertam oxigénio durante a lavagem. Isto tem o efeito de, em contraste com o cloro usado até então, produzir uma solução sem odores e adequada aos tecidos. Este produto vem então evitar o cansativo e demorado processo de esfregar a roupa ás donas de casa. Nasce o primeiro detergente ativo: Persil. O primeiro anúncio aparece a 6 de Junho de 1907 no jornal de Düsseldorf, na Alemanha. Em seguida Persil chega ao retalho embalado em caixas de cartão finas, enchidas a mão.
Quem não conhece a icónica dama vestida completamente de branco com uma embalagem Persil na sua mão esquerda? Ela nasce no estúdio do artista de Berlim Kurt Heiligenstaedt, um conhecido cartoonista. Em 1922 é-lhe pedido que desenhe um poster para Persil. A Dama de Branco não é de maneira nenhuma uma figura da sua imaginação, mas sim a namorada de 18 anos do artista. Juntos, Heiligenstaedt compra um vestido branco numa loja de moda em Alexanderplatz e coloca a sua modelo com um chapéu Florentino e uma embalagem de produto. Desde então o resultado decora cartazes, sinais esmaltados, empenas e relógios de rua. A Dama de Branco, com alterações de tipo de mulher e estilos de moda continua a figura central da publicidade de Persil ao longo de muitas décadas.
Todos parecem ter estado à espera deste momento: Pouco a pouco Persil volta às lojas após o final da Segunda Guerra Mundial e rapidamente esgotou até 75% da produção. Para muitos, Persil significa o regresso à normalidade, à paz. "Persil vem mais uma vez de Dusseldorf" anuncia um banner gigante sobre a ponte Rhine. O nome do produto é trazido de volta à mente dos consumidores por toda a Alemanha com sinais neon, cartazes e galhardetes. A fórmula do detergente foi ligeiramente alterada: Branquedores visuais foram adicionados para dar à roupa um branco ainda mais puro.
O primeiro detergente Persil para máquina de roupa foi lançado em 1959, com o nome de Persil 59 fazendo alusão ao seu ano de lançamento. Os novos ingredientes chave para o melhor Persil do seu tempo são tensoactivos anióticos sintéticos, um potenciador de espuma e um aroma fresco, e é esta a promessa que o anúncio de Persil faz ao consumidor, com uma campanha em imprensa escrita, rádio e TV. Pela primeira vez, uma agência de publicidade profissional fica responsável pelo design da marca: para além da fórmula, a embalagem de Persil foi significativamente alterada.
Em 1970 a divulgação de "O nosso melhor" é conduzida pela primeira vez com um sucesso avassalador. É impossível pensar em publicidade Persil sem a fita vermelha usada desde então, agora normalmente a decorar o melhor Persil do seu tempo. Quando Persil 70 chega às lojas com um design de embalagem alterado e melhorado, passa a estar disponível não só na Alemanha mas também em toda a Europa.
Com a introdução deste novo Persil, o nome do produto na embalagem aparece sem a referência ao ano respectivo, o que tinha sido uma regra até então. Em vez disso, é introduzido um novo slogan nas publicidades e que ficará com o consumidor por muito tempo: Persil. Você sabe o que tem.
Protecção ambiental torna-se um tópico cada vez mais relevante nos anos 80. Na Henkel este já tem um longo historial: Já no início dos anos 50, foram feitas tentativas para pesquisar a biodegradabilidade dos tensioativos. Em 1966 nasce o projecto de pesquisa "Substituição de Fosfato". Isto surge devido a ambos os tensioativos que libertam a sujidade da roupa, e os fosfatos, que suavizam a água, poluirem as águas. São bem sucedidos ao desenvolver tensioativos mais biodegradáveis. Para os fosfatos, os investigadores encontraram mesmo um ingrediente substituto: Zeolith A (Sasil). Uma patente é registada em 1973.
Mais uma vez a Henkel expande a sua gama de Persil, desta vez com o produto que pretende revolucionar um nicho já existente no mercado de detergentes: Persil líquido.
Persil entra no mercado português, lançando um detergente de máquina para lavar a roupa. Com o slogan “Qualidade Superior sem Fosfatos, Roupa Radiante o melhor meio ambiente”, Persil conseguiu posicionar-se como uma importante marca neste mercado, obtendo um grande prestígio junto dos seus consumidores.
Seguindo também em Portugal a sua forte política de inovação, Persil lança o primeiro detergente específico para roupa de cor.
Persil melhora a sua fórmula e lança Persil Progress, para uma roupa perfeita e cuidada.
Persil lança em Portugal o primeiro detergente em gel do mercado.
Persil aumenta a sua gama de detergente líquido com o primeiro detergente específico para roupa de cor.
Lançamento de Persil Power Perls, com uma nova fórmula à base de pérolas de lavagem, baseada numa tecnologia patenteada e exclusiva da Henkel.
Persil lança no mercado português Persil Sabão Azul e Branco, aproveitando o poder deste tradicional ingrediente na remoção das nódoas, agora numa forma mais moderna.
Persil celebra o seu centésimo aniversário e surge no mercado com um novo e moderno design e fórmula melhorada: Persil 100 anos, Melhor de Sempre.
Em 2008 houve um relançamento da variedade Persil Power Perls e Persil Power Gel, com uma nova fórmula Dissolve Nódoas, mais eficaz em água fria, permitindo não só uma melhor performance do produto, como também um menor impacto a nível ambiental (menor consumo de energia).
A Henkel lança Persil Gold, um detergente para a roupa direccionado a consumidores mais exigentes com a limpeza e o cuidado da sua roupa. Persil Gold, disponível em Power Perls, Power Gel e Color Gel, garante uma Limpeza Total, eficaz até em água fria. A roupa e o ambiente agradecem, porque para além de remover as nódoas mais difíceis, o novo Persil também contribui para uma poupança energética fundamental para a preservação do meio ambiente.
Graças à sua nova fórmula com agentes higienizantes e com o ingrediente natural de extracto de eucalipto, Persil Higiene e Pureza oferece uma agradável sensação de frescura, higiene e pureza a toda a roupa.
Persil lança o seu novo concentrado ActicPower: 2 x mais concentrado. ActicPower está disponível nas variedades Universal e Color e garante limpeza total e cores brilhantes, eficaz até a 15ºC. A conveniente garrafa de Persil ActicPower mantém o elevado poder de limpeza, visto que é mais concentrado e menos de uma tampa é suficiente para atingir os resultados de lavagem normais.
Graças à sua fórmula de cor preta duradoura, o inovador Persil Black Gel oferece limpeza total e proteção prolongada para roupa escura e preta. Estas estão protegidas do branqueamento, lavagem após lavagem, mantendo a sua cor por mais tempo. Tudo para que possa disfrutar do belo preto das suas peças de roupa por muito tempo.
Persil lança, em Portugal, a primeira cápsula concentrada do mercado com dois compartimentos, combinando a sua Fórmula Extra Brilho com o poder do Tira-Nódoas Activo. Sendo as Duo-Caps pré-doseadas, oferecem uma maior conveniência e um menor desperdício, garantindo a forma mais fácil e eficaz de lavar a sua roupa!
Persil volta a surpreender os portugueses, desta vez com o lançamento de Persil Frescura & Pureza, combinando a habitual qualidade Persil com uma fragrância única e inovadora a Flor d'Orange & Algodão Puro. A nova tecnologia Coldzyme garante uma limpeza a baixas temperaturas.